Ricardo Ferraço está preocupado com ingerência na escolha do presidente da Vale

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/10/2016, 15h37

Em pronunciamento nesta segunda-feira (31), o senador Ricardo Ferraço (PSDb-ES) alertou o governo federal para que não ceda a pressões políticas que visam intervir na escolha do novo presidente da Companhia Vale. O mandato do atual presidente, Murilo Ferreira, está previsto para terminar em maio do ano que vem.

Para ele, essa é uma decisão que cabe somente aos acionistas da empresa, entre eles os fundos de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

Ferraço lembrou que a empresa, privatizada em 1997, e que atingiu em 2015 um faturamento de R$ 100 bilhões, não pode sofrer qualquer pressão política, como aconteceu durante os governos de Lula e de Dilma Rousseff. Caso isso se repita, alertou, será um retrocesso.

— Isso não deu certo. Isso não dará certo. A decisão se o mandato do engenheiro Murilo Ferreira será renovado ou não é uma decisão que cabe aos acionistas dessa empresa. Qualquer tipo de intervenção, qualquer tipo de pressão, me parece, será uma pressão absolutamente indevida — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)