Controle de qualidade do pescado importado será debatido na Comissão de Agricultura

Da Redação | 26/10/2016, 09h30

O aprimoramento do controle de qualidade do pescado importado pelo Brasil, que ainda abastece a maior parte do mercado consumidor nacional, será discutido em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (27). O debate vai tratar da necessidade de reinspeção de pescado importado em indústria registrada no Serviço de Inspeção Federal.

A audiência é uma iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela explica que o nível de consumo nacional de pescados (12 quilos por habitante/ano) tem crescido nos últimos anos, mas ainda continua abaixo da média mundial, de 17 quilos por habitante/ano.

"Isso demonstra que o país apresenta potencial para continuar expandindo sua demanda por esse alimento", afirma a senadora no pedido da audiência pública, em que cobra um cuidado maior com o consumo alimentar seguro no país. O Brasil importa pescado de países sul-americanos, asiáticos e europeus.

Para debater a questão, foram convidados o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Eduardo Pacifici Rangel; o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania, Armando Luiz Rovai; a gerente-geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Thalita Antony de Souza Lima; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Antonio Mantuano De Luca.

A audiência, que é aberta à participação da sociedade, está marcada para as 8h, na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)