Presidente do COB fala a servidores do Senado sobre desafios nas histórias de sucesso

Da Redação | 25/10/2016, 19h49

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio, Carlos Arthur Nuzman, falou nesta terça-feira (25) em palestra a servidores do Senado sobre os desafios na maioria das histórias de sucesso. Com a presença do ministro interino do Esporte, Fernando Avelino, do nadador e secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, ele fez um balanço das alegrias e dificuldades das Olmpíadas do Rio.

— Ninguém salta sem se preparar, treinar e sem estar concentrado. Os desafios da vida são assim. E o caminho que nos levou aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é repleto de desafios. O brasileiro deu uma demonstração pública mundial da sua capacidade — salientou o dirigente.

Nuzman também destacou a grandiosidade das Olimpíadas. Foram 207 delegações, 11.303 atletas e 205 países representados. Houve 91 recordes olímpicos e 27 recordes mundiais. Das paralimpíadas participaram 160 delegações, 4.333 atletas e 159 países.

Para o secretário interino do Esporte, Fernando Avelino, que é secretário-executivo do Ministério, o calor humano dos brasileiros foi um dos grandes legados para o esporte mundial.

— Isso foi o grande fator de as pessoas quererem voltar ao Brasil. As pesquisas são impressionantes: os turistas adoraram estar aqui, não apenas pela qualidade dos serviços prestados, mas também pelo povo. Somos muito fortes. Fizemos os melhores Jogos Olímpicos no pior momento [econômico do país] — salientou.

A palestra foi aberta pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, que destacou a importância do evento para a história do esporte brasileiro. Em sua avaliação, as Olimpíadas trouxeram ao país a autoconfiança necessária para realizar outros grandes feitos.

— Nosso ápice da história esportiva aconteceu quando realizamos as Olimpíadas no Brasil. Organizamos o melhor evento do mundo com alegria, profissionalismo e sucesso — afirmou a diretora-geral.

O evento faz parte da programação do Mês do Servidor e da Servidora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)