Senado colabora com investigações da Polícia Federal

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/10/2016, 17h30

Em nota pública sobre a Operação Métis da Polícia Federal, o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que a Polícia Legislativa exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituição, normas legais e regulamento. Segundo a nota do presidente, as atividades de varredura de escutas ambientais se restringem a grampos ilegais, sendo impossível diagnosticar outros tipos de monitoramento.

Nesta sexta-feira (21), a Operação Métis, da Polícia Federal, efetuou a prisão temporária de quatro policiais legislativos do Senado Federal sob o argumento de que o grupo criava embaraços a investigações policiais. Um aparelho de detecção de grampos eletrônicos (escutas) teria sido usado em imóveis dos senadores Fernando Collor (PTC-AL), Edison Lobão (PMDB-MA) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do ex-senador e ex-presidente da República José Sarney.

Também em nota, o senador Fernando Collor disse que não tem conhecimento dos fatos e negou ter se beneficiado de qualquer ação da Polícia Legislativa estranha às funções institucionais. Já Gleisi Hoffmann afirmou que o pedido de varredura em seus imóveis de Brasília e Curitiba foi feito formalmente e todo o processo foi documentado pelo Senado. Segundo a senadora, a averiguação foi motivada por uma busca e apreensão realizada em junho, em seu apartamento na cidade de Curitiba, que não foi acompanhada por qualquer membro da família.

— Eu fiquei preocupada com relação à segurança da casa, à segurança do apartamento, e solicitei a possibilidade de o Senado de fazer essa varredura eletrônica. Não teve motivo algum de obstrução, não teve nenhum motivo de impedir qualquer ação policial. Até porque foi feita após uma ação, após uma investigação, e foi feita formalmente, através de um ofício meu dirigido ao Presidente da Casa — afirmou a senadora.

O senador Edison Lobão informou que apenas vai se pronunciar posteriormente por meio de advogados. O Senado designou advogados para que acompanhem os procedimentos da Polícia Federal até a conclusão das investigações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)