CRE aprova criação de grupos parlamentares do Brasil com a Mongólia e com a Colômbia

Da Redação | 19/10/2016, 19h15

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quarta-feira (19) a criação de dois grupos parlamentares: do Brasil com a Colômbia e do Brasil com a Mongólia. O objetivo é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos países. Agora, os textos seguem para a análise da Comissão Diretora.

Os dois projetos preveem visitas e reuniões para o intercâmbio de experiências. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que sugeriu a criação do grupo com a Colômbia diz considerar que a conclusão do processo de paz naquele país abre a oportunidade para maior aproximação com o Brasil. Para ele, os parlamentos dos dois países podem desempenhar papel relevante nesse esforço.

De acordo com o autor do projeto que cria o grupo com a Mongólia, senador Jorge Viana (PT-AC), a iniciativa é um importante instrumento na construção de diálogo político apto a sedimentar os laços não só econômicos, mas também culturais e sociais entre os dois países.

Para o relator do texto, senador Lasier Martins (PDT-RS), o projeto tem mérito e esse tipo de grupo é importante para a atividade parlamentar e para as relações entre os envolvidos.

— A proposição representa o exercício da chamada diplomacia parlamentar, a qual tem se mostrado cada vez mais relevante nas relações internacionais e contribuído para a democratização dos processos decisórios nesse campo — disse o senador.

Embaixadores

Durante a reunião, também foram lidos os relatórios favoráveis a indicações do presidente da República para missões no exterior. Foi concedida vista dos relatórios aos senadores e os indicados ainda precisarão ser sabatinados antes da votação na CRE.

Os relatórios foram favoráveis à indicação de Carlos Alberto Simas Magalhães para embaixador do Brasil no Paraguai e de Denis Fontes de Souza Pinto para embaixador do Brasil no Canadá.

Também foi lido relatório favorável à indicação de João Carlos de Souza-Gomes para representante Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e ao Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)