Brasil deve se inspirar em reformas feitas pelo Paraguai, diz Cidinho Santos

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/10/2016, 13h48

O senador Cidinho Santos (PR-MT) afirmou nesta quarta-feira (19), em Plenário, que o Brasil deve se inspirar no Paraguai e promover as reformas trabalhista e tributária para atrair a instalação de empresas, a geração de emprego e o desenvolvimento do país.

Segundo reportagem do jornal Correio do Estado, citada por Cidinho Santos, o governo do país vizinho isentou do imposto de importação sobre máquinas e matérias-primas as empresas estrangeiras que quiserem lá investir.

Com isso, cerca de 116 empresas aproveitaram esse incentivo, 80% das quais brasileiras, disse ele, ao afirmar que produzir no país vizinho é mais barato do que importar da China ou de produzir aqui mesmo no Brasil.

O resultado dessa política de incentivos, observou o senador, é a estimativa de crescimento de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país vizinho neste ano. Ele recordou que o Brasil é o principal destino dos bens produzidos no Paraguai.

— Se continuarmos da forma como estamos, com uma lei trabalhista que não traz segurança aos empresários e empreendedores, cada vez mais o Brasil vai deixar de ser um país de industrialização para ser simplesmente um produtor de matéria-prima para exportar, para gerar empregos e valor agregado em outros países — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)