Armando cobra inclusão de Pernambuco no Programa de Parceria de Investimentos

Da Redação | 19/10/2016, 13h57

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) subiu à tribuna nesta quarta-feira (19) para protestar contra a exclusão de projetos de Pernambuco no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), lançado em setembro pelo governo federal.

Como explicou, os 34 projetos previstos no programa, que tratam de concessões em áreas como transporte, energia, saneamento e mineração, não incluem as demandas de seu estado.

Como exemplo, o senador citou obras como o arco metropolitano, que visa integrar os polos industriais de Suape, do litoral norte e a oeste da capital, de forma a evitar que o tráfego de cargas passe por Recife.

O parlamentar criticou ainda a redução de 22% dos recursos orçamentários previstos para investimentos em infraestrutura de transporte em seu estado, no próximo ano.

— Como explicar a ausência de Pernambuco no programa de concessões do governo federal e uma queda tão significativa na dotação de recursos orçamentários, quando o governo de estado e a sua base parlamentar federal atuaram ativamente no processo de impeachment? — questionou.

Para ele, houve deficit de articulação política do governo do estado e falta de um projeto estratégico para Pernambuco.

No pronunciamento, o senador também alertou para as consequências da seca enfrentada por 70% dos municípios do estado e pediu a liberação de recursos para obras que ajudem a minimizar os problemas enfrentados pelos pernambucanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)