Jorge Viana anuncia vencedores do Programa Jovem Senador 2016

Da Redação | 06/10/2016, 15h36

O primeiro-vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), anunciou nesta quinta-feira (6) os nomes dos vencedores da etapa 2016 do Programa Jovem Senador. O tema da redação escolhido para este ano foi o esporte, sob inspiração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

O primeiro lugar ficou com Dilson Gabriel Pieve, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, em Três Pontas (MG). Ele escreveu a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”.

Em segundo lugar ficou Isabelle da Silva dos Santos, estudante do Colégio Militar Dom Pedro II, em Brasília (DF), com “Transformando pelo esporte”.

A terceira melhor redação foi de Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Profª Benedita de Morais Guerra, em Macaparana (PE). Ela escreveu “Garantir o acesso à prática esportiva e promover a cidadania”.

Eles farão parte da delegação de 27 alunos de ensino médio de escolas públicas estaduais, um de cada unidade da federação, que virão a Brasília no mês de novembro para atuar como parlamentares por quatro dias. Eles serão empossados, elegerão uma Mesa Diretora e discutirão projetos de sua própria autoria, que poderão virar projetos de lei no Senado.

Jorge Viana também destacou a eleição de José Patrocínio Dantas Neto para vereador de Parelhas (RN), pelo PMDB. Ele tem 19 anos de idade e foi o representante do Rio Grande do Norte na edição de 2014 do projeto Jovem Senador.

O projeto

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal  a experiência de aprender como funciona o Poder Legislativo no Brasil. Para isso, exige-se apenas que ele tenha até 19 anos.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

A participação se dá através de um concurso de redação, com um tema diferente a cada ano. Cada escola seleciona um texto para enviar à Secretaria de Educação do estado, que escolhe três finalistas. Uma comissão do Senado elege os 27 vencedores.

Em 2016, o Jovem Senador mobilizou mais de 113.880 estudantes, que enviaram redações, além de 7.525 professores orientadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)