Vanessa destaca campanha Outubro Rosa, pela prevenção do câncer de mama

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/10/2016, 15h33

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que começou nesta terça-feira (4) no Congresso uma série de eventos alusivos ao Outubro Rosa, para chamar a atenção dos brasileiros para a importância da prevenção do câncer de mama.

Como lembrou a senadora, a doença atinge principalmente as mulheres e pode levar à morte. Ela lembrou inclusive que o Congresso já aprovou várias medidas em benefício da portadora de câncer de mama, como a lei que garante atenção prioritária a essas pacientes nos hospitais públicos e a que assegura o direito à cirurgia reparadora  juntamente com a mastectomia, quando isso for possível.

Vanessa ressaltou que a prevenção ao câncer é fundamental, porque, quando diagnosticado cedo, as chances de cura são bem maiores.

— Se for diagnosticado em tempo, de forma prematura, ele pode não apenas salvar a vida, mas inclusive preservar a própria mama da mulher que, por muitas vezes, por ter encontrado a doença um processo tardio, em estado já avançado,  perde toda a sua mama.

Vanessa Grazziotin também reclamou que o ex-senador Inácio Arruda, a esposa dele e vários jovens foram vítimas de agressão no domingo (2) no Ceará.  Ela disse que o PCdoB já pediu às autoridades a apuração e a punição dos responsáveis por esse e outros atos arbitrários que teriam ocorrido no Ceará, como uma chacina em Messejana e a agressão a mulheres do Movimento dos Trabalhadores sem Terra.

— Já existe um histórico de agressão por parte de membros da Polícia Militar do Estado do Ceará que precisa ser combatido — afirmou.

A senadora também destacou pesquisa divulgada hoje em que o presidente Michel Temer foi avaliado como bom ou ótimo por apenas 14% dos entrevistados. Além disso, 68% dos entrevistados disseram não confiar em Temer e 70% disseram que o governo Temer está pior ou igual ao governo Dilma.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)