Renan defende uma reforma política que acabe com a pulverização de partidos

Da Redação | 04/10/2016, 16h04

O presidente do Senado, Renan Calheiros, voltou a afirmar que o resultado das eleições municipais demonstra que a sociedade quer uma reforma política que acabe com a pulverização de partidos.

— Nós precisamos mais do que nunca reformar a política. Essas eleições demonstram, sobretudo, que a sociedade fez questão de indicar caminhos para essa reforma, que é urgente, e precisa ser feita com celeridade. Se a política não se reinventar, não mudar, não reformar, ela vai perder prestígio a cada eleição — afirmou Renan.

O presidente do Senado também falou sobre o desempenho do PMDB no último domingo, ressaltando o crescimento do partido em relação às eleições de 2012.

— Foi o partido que elegeu mais prefeitos, teve 14,7 milhões de votos. Nesse quesito, perdeu apenas para o PSDB, que teve 17 milhões de votos, mas a metade desses votos na cidade de São Paulo. De modo que o PMDB foi o vitorioso das eleições e continua a ser o maior partido em meio a essa complexa pulverização partidária que existe hoje no Brasil — declarou Renan.

Retomada do crescimento

Renan Calheiros falou ainda sobre a pauta prioritária para o Senado Federal e informou que as votações na Casa devem se concentrar nos projetos associados à retomada da segurança jurídica e do crescimento do país.

— Acho que nós temos que reformar a economia brasileira. Nós vamos dar prioridade aos temas econômicos que possam colaborar para a competitividade na economia, melhorar o ambiente de negócios, aprimorar a segurança jurídica. O Brasil precisa muito disso porque isso, ao final, vai devolver a confiança dos agentes econômicos — enfatizou Renan.

Sessão do Congresso

O presidente do Senado reiterou que mobilizará deputados e senadores para a sessão do Congresso marcada para esta terça-feira (4) e que está confiante na conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), dos vetos e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

— Vamos conversar durante o dia com os líderes partidários e mobilizar todos no sentido de que possamos ter quórum para apreciarmos sete vetos, dois destaques da LDO e votarmos o crédito do Fies, que é uma matéria muito importante e que precisa ser resolvida rapidamente — disse Renan.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)