Ana Amélia defende responsabilidade fiscal e teto para os gastos públicos

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/10/2016, 15h46

A senadora Ana Amélia (PP-RS) apontou nesta terça-feira (4) em Plenário a necessidade de amplas reformas para que o futuro do país não seja comprometido e os jovens não sejam prejudicados. Ela defendeu, especialmente, a fixação de limite de gastos públicos e rebateu os que dizem que essa limitação vai prejudicar setores educação, saúde e segurança. Ele pediu a aprovação da PEC 241/2016, que tramita na Câmara e estabelece um teto para os gastos da administração pública.

Após lembrar que o PT alega ter investido muito nesses setores, Ana Amélia indagou se os brasileiros estão satisfeitos com os resultados desses gastos. Ela disse que, na educação, por exemplo, exame do ensino médio mostrou queda no aprendizado em matemática, ciências da natureza e linguagem em 2015 em relação a 2014. “As pessoas têm que olhar estes dados, estas estatísticas”, ressaltou a senadora.

— É preciso sim uma trava nos gastos. Não havia limite para isto. Os gastos foram tantos, mas a qualidade do serviço prestado é péssima. Os serviços em educação, em segurança, em saúde pública. Tudo deteriorou apesar dos enormes volumes gastos nestes setores, mas por que?  Porque foram gastos sem nenhum critério com a qualidade da gestão. Dinheiro jogado fora. Isso foi o que aconteceu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)