TV Senado já está preparada para o desligamento do sinal analógico em outubro

Da Redação | 29/09/2016, 15h31

Os cidadãos de Brasília que hoje assistem à TV Senado apenas pelo sinal analógico não conseguirão mais sintonizá-la a partir do dia 26 de outubro. Nesta quinta-feira (29), as emissoras de TV se reuniram no Ministério das Comunicações para mostrar as últimas atividades desenvolvidas para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV no Distrito Federal. Para continuarem a assistir à TV Senado, os telespectadores devem comprar um conversor de sinal ou um aparelho de TV que já venha com o sistema de captação do sinal digital.

De acordo com o coordenador de programação da TV Senado, Alberto de La Peña, hoje a emissora cumpre todas as disposições legais, já opera com os dois sinais e, no dia 26 de outubro, apenas fará o desligamento do sinal analógico no DF. Desde abril deste ano, a TV Senado vem divulgando uma campanha sobre o desligamento do sinal analógico para que os cidadãos se adaptem à mudança.

De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, Rodrigo Zerbone, 85% da população do Distrito Federal já está preparada para o sinal digital e o desligamento do sinal analógico não prejudicará o acesso a canais de televisão.

— Temos bastante tranquilidade em relação a essa data para Brasília, porque a gente fez um trabalho de planejamento e de reavaliação do processo. A gente já tem um piloto feito em Rio Verde, que foi a primeira cidade do Brasil a ser desligada. E toda essa experiência, trazida para Brasília, possibilitou que já alcancemos hoje percentuais muito elevados da população preparados para receber o sinal digital — disse Zerbone.

A divulgação de campanhas pelas emissoras, segundo Zerbone, é fundamental para a população estar com esse nível de preparação. O conselheiro da Anatel disse que até a semana do dia 26 de outubro mais de 93% da população já estará preparada para receber o sinal digital.

A oferta de conversores e televisores também está sendo monitorada pela Anatel, segundo Zerbone. Ele informou que todos serão atendidos e recomendou que a população se prepare antes para evitar imprevistos. De acordo com o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luís Roberto Antonik , as pessoas que estão inscritas em programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Luz para Todos, receberão um conversor gratuitamente.

— Para você ter uma ideia, 30% das residências vão receber o conversor gratuitamente e isso é muito importante —disse Antonik.

A secretária de serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Vanda Jugurtha  Bonna Nogueira, disse que Brasília passa pelo processo de desligamento do sinal analógico com tranquilidade e que o desafio será São Paulo em março de 2017.

— São Paulo vai ser o grande desafio. São Paulo tem tudo, é enorme e no mesmo  bairro se encontram pessoas carentes e pessoas de alto poder aquisitivo. Então vai ser um grande desafio. Mas nós vamos enfrentá-lo — anunciou Vanda.

Brasília será a primeira capital e a segunda cidade a realizar o desligamento do sinal analógico de televisão. A primeira cidade foi Rio Verde, em Goiás, que serviu como piloto para a transição definitiva para a TV digital em março deste ano. Em 2017 está previsto o desligamento em São Paulo e em mais 348 municípios de oito estados brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)