Ensino médio: Cristovam elogia flexibilização da grade curricular e horário integral

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/09/2016, 16h43

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) elogiou, nesta terça-feira (27), a reforma do ensino médio apresentada pelo presidente Michel Temer na última quinta-feira (22) e enviada ao Congresso no dia seguinte. Devido à urgência das mudanças, Cristovam se manifestou favorável a tratar o assunto por meio de Medida Provisória (MPV 746/2016).

O senador elogiou a flexibilização da grade e o incentivo ao ensino profissionalizante e ao horário integral. Segundo ele, a quantidade de conteúdo que se precisa aprender atualmente é bem maior do que no passado e justifica a maior permanência dos adolescentes nas escolas.

Em relação à flexibilização curricular, Cristovam disse que o jovem não quer ficar aprisionado em uma grade de disciplinas que não o interessam e já possuem discernimento para saber quais matérias preferem. Segundo o senador, o fato de o aluno poder direcionar os seus estudos vai colaborar para diminuir a evasão escolar.

— Não importa o governo que enviou. Essa é uma Medida Provisória que ouve as vozes das crianças de hoje e as vozes angustiadas que vem do futuro do Brasil. Não vê-las é ser reacionário, é ser antipatriótico. É não ouvir que, dentro dessa MP, estão coisas de Paulo Freire, de Anísio Teixeira de 80 anos atrás e de Darcy Ribeiro, como o horário integral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)