Wellington Fagundes: Congresso deve iniciar debate de reformas essenciais para o país

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/09/2016, 17h09

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) disse que, após as eleições, o Congresso Nacional deve iniciar os debates de reformas essenciais para o país, como a política, a trabalhista, a previdenciária e a tributária.

No caso da reforma política, ele disse que as mudanças devem ser de tal modo que promovam a atuação política dos anseios da sociedade.

Quanto às demais reformas, Wellington alertou que, além de alterações nas leis trabalhistas e previdenciárias para adequá-las à nova realidade, é importante reduzir a carga tributária para facilitar, principalmente, a vida das micro e pequenas empresas.

— Em 2015, conforme a Secretaria da Receita Federal, a carga tributária chegou a 32,66% das riquezas produzidas, medidas pelo produto interno bruto (PIB). Se não temos capacidade para reduzir o tamanho do Estado, sem deixar de dar a devida prestação de serviço ao cidadão, precisamos fazer o Brasil crescer para que esta relação entre carga tributária e riquezas seja cada vez melhor equacionada.

Obras inacabadas

Fagundes também disse estar preocupado com as obras inacabadas no Brasil. Ele citou o caso do veículo leve sobre trilhos (VLT) de Cuiabá, que já consumiu R$ 1 bilhão e até agora não saiu do papel, apesar de a entrega da obra ter sido prometida para a Copa do Mundo de 2014.

— Temos que encontrar uma equação. Já conversei sobre isso com o presidente Michel Temer, estive com o ministro da fazenda, Henrique Meirelles, com o ministro Diogo [do Planejamento], buscando inclusive a liberação dos recursos do FEX, que é o fundo de compensação das exportações, exatamente para permitir que o governo do estado não só pague os salários dos funcionários, como também faça os reajustes necessários e que tenha recursos em caixa para fazer essas obras fundamentais para o estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)