Cristovam Buarque elogia reajuste no Mais Médicos e reforma do ensino médio

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/09/2016, 17h19

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) elogiou o Ministério da Saúde pela decisão de aumentar em 9% a remuneração paga aos profissionais do Mais Médicos e também pela prorrogação por mais 3 anos do programa.

Outra decisão do governo se refere à substituição, em três anos, dos médicos estrangeiros, a maioria cubanos, por 4 mil profissionais brasileiros. Cristovam considera a proposta boa, principalmente porque se o governo cubano, por restrições ao governo de Michel Temer, orientar a volta dos médicos cubanos de forma repentina, a população brasileira atendida por eles não ficaria desassistida de uma hora para outra.

Cristovam alertou também para outra situação que ele tem receio de que possa acontecer:

— E eu temo que ao dizer desde já que em três anos, quatro mil médicos estrangeiros serão substituídos por médicos brasileiros - já definir esse número de antemão - eu creio muito arriscado, porque podemos não conseguir esse número de médicos dispostos a irem para os lugares aonde estão os médicos estrangeiros — quase todos cubanos, é verdade.

Ensino médio

Cristovam Buarque também comemorou o anúncio que o Ministério da Educação deve fazer de uma proposta de reforma do ensino médio, que levará em conta o gosto e a vocação dos alunos.

O senador lembrou que há anos isso chegou a vigorar com os antigos cursos clássico, destinados a estudantes com preferência pela área de humanas, e científico, para os que preferiam as ciências exatas e disse que ele mesmo chegou a cursar o científico.

Mas disse que a proposta deve vir acompanhada também de meios de execução da reforma:

— Lembrem-se que além da parte jurídica, da parte legal, da parte de organização curricular, tem que vir também a engenharia da execução de quem vai fazer isso, senão vai ser mais uma lei ineficiente, morta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)