Reforma política deve unificar eleições e reduzir número de partidos, diz Ana Amélia

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/09/2016, 17h53

A senadora Ana Amélia (PP-RS) manifestou apoio à proposta que visa diminuir o número de partidos no Congresso Nacional, aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para ela, o país tem hoje partidos demais, o que prejudica a governabilidade. Em sua opinião, a proposta aprovada pela CCJ, que acaba com as coligações partidárias e exige que os partidos tenham uma votação eleitoral mínima para funcionarem, é o caminho adequado para a moralização do sistema partidário brasileiro.

Ana Amélia também declarou apoio à proposta de mudança na Constituição que unifica as eleições no país a partir de 2022. Segundo a senadora, o país não aguenta mais uma eleição a cada dois anos porque isso gera um elevado custo e deixa o país praticamente paralisado.

- Temos que caminhar para acabar com a reeleição e ter a coragem de fazer essa coincidência de mandatos, de todos os níveis. No mesmo dia, a eleição para prefeito, para governador e para presidente da República. Eu penso que, dessa forma, estaremos caminhando definitivamente para uma situação de maior estabilidade política, de maior estabilidade econômica, de maior estabilidade social em nosso país - disse ela em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (19).

Em seu discurso, Ana Amélia tratou ainda da questão das obras paralisadas no Brasil por falta de planejamento e de auditoria. Ela comparou a situação do país com a da Suíça, que recentemente concluiu um túnel planejado para ser executado em 17 anos. Tanto o prazo quanto o valor da obra foram respeitados, exatamente por causa do planejamento, observou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)