Pastor Valadares destaca importância da família na educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/09/2016, 15h23

Em seu primeiro discurso no Senado, Pastor Valadares (PDT-RO) advertiu que, sozinha, a educação pública não resolverá os problemas do país. Ele disse que também a família deve ser valorizada na formação das crianças e jovens, fortalecendo a sociedade brasileira.

Segundo suplente do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), Pastor Valadares citou alguns dados para mostrar que o Brasil ainda tem um árduo caminho a trilhar no campo da educação. Um deles, o baixo desempenho da educação básica em 2015, que ficou com uma média de apenas 3,7 numa escala que vai de zero a 10. Outro é o fato de que apenas 16% dos brasileiros concluíram o ensino superior, enquanto na Coréia do Sul esse índice é de 69%.

Pastor Valadares lembrou que, pelo Plano Nacional de Educação, sancionado em 2014, o Brasil tem até 2024 para que pelo menos 33% dos jovens de 18 a 24 anos estejam matriculados no ensino superior e que 85% dos jovens de 15 a 17 anos estejam cursando o ensino médio. Para atingir essas e outras metas do PNE, ele considera essencial a valorização e a atuação da família na educação e na formação caráter dos jovens.

— A educação é fundamental, mas é equívoco pensar que, sozinhas, as escolas conseguirão formar. A escola consegue transmitir conhecimento formal; o caráter, por sua vez, deve ser formado no âmbito familiar. Temos, sim, que continuar investindo, aprimorando os processos educacionais, mas também precisamos considerar a participação primária da família.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)