Elmano Férrer pede recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/09/2016, 17h33

O senador Elmano Ferrer (PTB-PI) defendeu nesta segunda-feira (19) em Plenário a retomada do patrocínio, pela Petrobras, da Fundação Museu do Homem Americano, na Serra da Capivara, no Piauí.

A entidade é responsável por pesquisas e pela manutenção de pinturas rupestres localizadas no Parque Nacional da Serra da Capivara, que indicam que a chegada do homem no continente americano se deu há 58 mil anos e não há 13 mil anos, apontavam estudos feitos em outros países, explicou o senador.

— A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1991, reconheceu aquele parque, pela importância e pelos estudos científicos da área da paleontologia, como integrante do mapa do patrimônio mundial.

Elmano Ferrer lembrou que imagens de pinturas rupestres encontradas no Parque foram usadas na cerimônia de encerramento da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, mas uma das responsáveis pelo museu, a pesquisadora Niède Guidon, disse que a entidade precisa de dinheiro e não de homenagens.

Crise hídrica

Elmano Férrer também manifestou preocupação com a estiagem que atinge diversas regiões do país, especialmente os estados do Nordeste, onde a capacidade de alguns reservatórios no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba já está no volume morto.

Segundo ele, os moradores das principais capitais da região correm sério risco de sofrer com a falta d’água. Ele também mostrou imagens de um lago quase seco, nas proximidades de Brasília, publicadas em um jornal do Distrito Federal.

E toda essa situação, na opinião de Elmano Ferrer, revela a falta de planejamento no Brasil.

De acordo com ele, Sudene e Dnocs, entidades responsáveis por ações relacionadas ao planejamento hídrico, estão agonizando e não conseguem mais cumprir as suas atribuições. E a situação pode piorar ainda mais por causa da crise financeira que atinge os estados brasileiros, alertou.

— Vivemos há muito tempo nesse país do hoje, sem vermos o futuro. Isso em quase todas as áreas do desenvolvimento e do bem-estar humano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)