'Brasil precisa ser reformado', diz Dário Berger

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/09/2016, 18h48

O senador Dário Berger (PMDB-SC) defendeu nesta segunda-feira (19) em Plenário reformas trabalhista, previdenciária, administrativa e política. Essas reformas são necessárias para corrigir os rumos e para permitir que o país possa avançar, avaliou o senador.

— O Brasil precisa ser reformado — disse Dário Berger.

Ele argumentou que a reforma previdenciária é fundamental para o combate ao déficit fiscal. Já a reforma das leis trabalhistas deveria modernizar a legislação e desonerar os encargos que incidem sobre os salários. Em sua avaliação, isso permitiria que as empresas contratassem mais  empregados.

Quanto à reforma administrativa, Dário Berger disse que uma de suas metas deve ser a diminuição da burocracia. Ele reclamou que a excessiva burocracia cria insegurança jurídica e prejudica a produtividade.

— Um trabalhador brasileiro produz cerca de 25% do que produz um trabalhador da Europa ou um trabalhador dos Estados Unidos. Por que isso? Por que trabalha menos? Não, trabalha mais. É porque infelizmente as regras, a burocracia, os métodos que utilizamos não são compatíveis com o Brasil moderno que desejamos. Precisamos fundamentalmente avançar.

Na reforma política, Dário Berger considera necessário o fim das coligações proporcionais e a adoção da cláusula de barreira.

— Não há como administrar esse país com 30 e tantos partidos, normalmente, partidos de aluguel.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)