Fátima Bezerra defende novo PNE para melhoria do ensino médio

Da Redação | 12/09/2016, 21h00

Fátima Bezerra (PT-RN) comemorou, nesta segunda-feira (12), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 em relação ao ensino fundamental, que superou a meta esperada para o ano (5,2%). Avanço que ela atribuiu aos programas implantados pelos governos do PT.  A senadora também lamentou que o ensino médio continue estagnado e defendeu o cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Na avaliação da parlamentar, os resultados negativos do ensino médio se devem aos currículos defasados, à gestão centralizada, à estrutura precária das escolas e às condições de trabalho dos professores. Para Fátima, as redes estaduais de ensino fracassaram na oferta de um ensino de qualidade em comparação com os institutos federais de educação profissional e tecnológica.

Na opinião da senadora, é fundamental garantir o financiamento adequado à educação para viabilizar o cumprimento das metas do PNE.

— Com destaque principalmente para a meta que trata da valorização e qualificação dos profissionais da educação, assegurando-lhes melhoria salarial, formação continuada e carreira atrativa. Segunda meta, a que trata da gestão democrática com diálogo e integração entre estudantes, comunidade e escola. Terceira meta, da educação em tempo integral. Além da oferta da base curricular comum nacional e a aplicação dos 10% do PIB em educação — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)