Veículos de comunicação do Senado mostram em tempo real julgamento da presidente Dilma

Da Redação | 29/08/2016, 11h36

As transmissões ao vivo do julgamento da presidente Dilma Rousseff pela Rádio e TV Senado, as matérias e notas em tempo real da Agência Senado e as informações publicadas nas redes sociais têm contribuído para a transparência do processo de impeachment. Desde o início da sessão plenária, na última quinta-feira (25), equipes de todos os veículos da Secretaria de Comunicação Social (Secom) estão mobilizadas para informar com precisão, detalhe e qualidade técnica cada momento do julgamento.

TV Senado

A TV preparou uma programação diferente. São programas e entradas ao vivo, matérias especiais e entrevistas de senadores, principalmente nos intervalos da sessão. A emissora também tem mostrado reportagens históricas e de retrospectiva do processo de impeachment. Para ajudar o telespectador a entender a sessão, consultores do Senado, cientistas políticos e especialistas em Direito Constitucional explicam diariamente os ritos do julgamento e as questões jurídicas do processo.

A TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto, por meio de antenas parabólicas, na TV por assinatura, no site da emissora e no YouTube. O sinal gerado, em formato digital, está disponível para ser retransmitido por outras emissoras.

Segundo o diretor da TV, Sylvio Guedes, “é essencial à democracia o registro de todo o processo para assegurar a transparência e a lisura deste momento histórico”.

TV Senado
Canal ao vivo no YouTube: www.youtube.com/tvsenado
Antena parabólica e TV por assinatura para 40 milhões de casas
Canal aberto para 21 capitais
Rádio Senado
Site da emissora: www.senado.gov.br/radio
Agência Senado
Portal Multimídia
Site: www12.senado.leg.br/multimidia
Mídias Sociais

Rádio Senado

A Rádio Senado, desde as primeiras horas do dia, tem apresentado entrevistas com senadores e especialistas, além de matérias especiais sobre a sessão. Flashes ao vivo de repórteres atualizam o andamento dos debates. Nos intervalos, os momentos mais importantes da sessão são comentados por âncoras diretamente dos estúdios.

A transmissão do julgamento é realizada tanto em FM quanto na internet. O link, no site da emissora, está disponível para computadores e dispositivos móveis com qualquer sistema operacional. Desde as 7h da última quinta-feira, a Rádio Senado transmite a sessão pelo Youtube. O sinal está disponível para ser retransmitido por outras emissoras.

Para o diretor da Rádio Senado, Ivan Godoy, “é muito importante para os profissionais da emissora cumprir bem a obrigação de oferecer aos ouvintes uma visão mais completa possível do processo de impeachment”.

Agência Senado

Os repórteres e editores da Agência Senado registram, inclusive com notas em tempo real, cada momento da sessão. Áudios e vídeos produzidos pela equipe multimídia ampliam as informações. E há as matérias que explicam o processo de impeachment, as decisões já tomadas e o que diz a legislação sobre o tema. Todo esse conteúdo é publicado no Jornal do Senado.

A cobertura fotográfica da sessão também é tarefa da Agência. As imagens podem ser baixadas, inclusive em alta resolução, por qualquer pessoa no Flickr. Os vídeos estão disponíveis para consulta, compartilhamento e download.

O diretor da Agência Senado e do Jornal do Senado, Ricardo Icassatti, comentou o trabalho: “Nós estamos conscientes da importância do momento e empenhados em cumprir o nosso papel da melhor maneira, levando informação correta e transparente para toda a sociedade.”

Portal Multimídia

Desde o final de julho, o Portal Multimídia oferece para consulta on-line, download e compartilhamento em redes sociais os vídeos e áudios do julgamento. Com isso, é possível ver, ouvir, arquivar e compartilhar, pela internet, trechos da sessão organizados por orador quase em tempo real, segundo Demétrius Bicalho Felix de Almeida, coordenador de Documentação Multimídia.

Parceria entre a Secretaria de Comunicação Social e a Secretaria-Geral da Mesa (SGM) garante que qualquer pessoa também leia a transcrição do trecho do debate a que ela está assistindo. As notas são produzidas pela equipe de taquígrafos da Secretaria de Registro e Redação Parlamentar, que acompanha todos os momentos da sessão.

Segundo Demétrius, “toda a equipe do Cedoc Multimídia está mobilizada, com plantões para cobrir todos os turnos. A gente tem o registro oficial do Senado, inclusive com as notas taquigráficas. O Portal Multimídia é o repositório oficial do Senado de vídeo e áudio”.

Mídias sociais

Todas as informações da sessão são igualmente divulgadas pelas redes sociais. No Twitter, os internautas podem acompanhar os detalhes do julgamento, passo a passo, inclusive no Moments, que destaca os posts da rede social mais importantes do dia. No Facebook, o julgamento é explicado em imagens e vídeos.

A equipe das mídias sociais também acompanha as menções ao Senado no Twitter. O objetivo é ter uma ideia do que as pessoas estão falando sobre o julgamento e os assuntos que mais despertam interesse.

— A gente está fazendo um esforço coletivo para levar a informação de maneira mais eficiente a todos os brasileiros — afirma a coordenadora do Núcleo de Mídias Sociais, Silvia Gomide.

Assessoria de Imprensa

O trabalho dos jornalistas brasileiros e estrangeiros que fazem a cobertura do julgamento foi organizado pela Assessoria de Imprensa. A equipe da Secretaria de Comunicação do Senado garantiu a esses profissionais, entre outros recursos, duas salas de imprensa, linhas telefônicas para as transmissões ao vivo das emissoras de rádio e os espaços para os links das TVs.

Cerca de 1.430 profissionais da imprensa, entre jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas, estão credenciados, 330 deles especificamente para a sessão de julgamento. Há jornalistas da Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Portugal, Qatar, Reino Unidos, Turquia e Venezuela.

Para Ana Lúcia Novelli, da Assessoria de Imprensa, “o trabalho que está sendo feito é importante para garantir que os profissionais de imprensa brasileiros e estrangeiros possam realizar com tranquilidade o trabalho de cobertura do impeachment”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)