Indicações para Dnit e ANTT seguem para votação em Plenário

Da Redação | 24/08/2016, 13h32

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou, nesta quarta-feira (24), duas indicações para diretorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os nomes seguirão para votação em Plenário, com pedido de análise em regime de urgência. Indicado para diretor de Infraestrutura Ferroviária no Dnit, Charles Magno Beniz recebeu 19 votos favoráveis e um contrário. Elisabeth Alves da Silva Braga, indicada para a direção da ANTT obteve a mesma votação.

Cobranças

Durante a sabatina dos indicados, os senadores dedicaram maior parte do tempo para cobrar do governo federal, do Dnit e a ANTT a finalização de obras que se arrastam por décadas. Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) citou como exemplo a ferrovia Transnordestina:

Inadmissível que, passados mais de 20 anos, desde Fernando Henrique Cardoso, essa obra não tenha perspectiva de conclusão. Isso é um desserviço para o desenvolvimento regional. Essa obra é fundamental para novas vocações econômicas do Nordeste — lamentou.

Já o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) lembrou que a Ferrovia Norte-Sul começou no governo Sarney e até hoje não foi finalizada. Para comparar, ele lembrou que os chineses conseguiram concluir, após dois anos e sete meses de obra, uma ponte de 32 quilômetros mar adentro num porto de Xangai, na China.

— Isso depõe contra o Brasil. Não temos capacidade de mostrar ao investidor uma comissão mínima de logística — criticou.

Valdir Raupp (PMDB-RO), por sua vez, cobrou a duplicação da BR-364, entre as cidades de Comodoro e Porto Velho, por onde, segundo ele, circulam 1,2 mil carretas de soja por dia. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu prioridade para a Santarém-Cuiabá:

— Quando terminarem a via, vão ter que começar de novo porque a parte que já está feita apresenta sinais de deterioração — afirmou.

Ferrovias

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) questionou o fato de 90% do orçamento do Dnit serem destinados ao ramal rodoviário. Ele indagou se haveria necessidade de uma diretoria de Infraestrutura Ferroviária dentro do departamento. Ferraço lembrou que, na prática, a entidade tem atuação irrelevante no setor.

O indicado ao cargo, Charles Magno Beniz, admitiu a limitação da autarquia, que, segundo ele, tem se dedicado a atuar em projetos de contornos ferroviários, retirando as estradas de ferro de dentro de cidades. Ainda assim, segundo ele, muitas das obras estão paralisadas.



Conheça os indicados
Nome Cargo Currículo
Charles Magno Nogueira Beniz Diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit Tem 37 anos, é graduado em engenharia civil pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Iniciou sua experiência no setor ferroviário em 2009, na função de engenheiro fiscal da Ferrovia Norte-Sul, exercida na Valec S.A. Desde maio deste ano, é gerente de Manutenção Ferroviária naquela estatal.
Elisabeth Alves da Silva Braga Diretora da ANTT

Tem 51 anos, é graduada em ciências econômicas pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub). Com 32 anos de serviço público, é servidora de carreira do ciclo de gestão no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento do quadro permanente do Ministério do Planejamento.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)