Presidente do Banco Central fará balanço da política monetária na CAE

Da Redação | 22/08/2016, 08h23

Um balanço da política monetária adotada pelo governo do presidente interino Michel Temer deverá ser feito nesta terça-feira (23) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn. Será a primeira vez que Goldfajn comparecerá à comissão com o objetivo de cumprir determinação do Regimento Interno do Senado, que prevê a  realização de audiências trimestrais com o presidente do BC para discutir as diretrizes, implementação e perspectivas futuras da política monetária.

Ainda na condição de indicado para a presidência do banco, Goldfajn esteve na CAE em 7 de junho, quando considerou “factível” a volta do crescimento da economia em 2017, desde que sejam aprovadas as reformas propostas pelo governo ao Congresso Nacional.

Na ocasião, ele defendeu o fortalecimento do “velho e bom tripé macroeconômico” formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante.

Entretanto, “sem ferir as premissas desse regime”, como sempre ressalva, Goldfajn tem feito intervenções no câmbio. Um exemplo dessa atuação é a redução gradual da posição do BC em swaps cambiais – instrumento derivativo de troca de riscos entre as partes.

O presidente do BC tem considerado de fundamental importância a aprovação e a implementação de ajustes e reformas capazes de restaurar a confiança dos agentes econômicos e de criar as condições para a recuperação econômica. Ele previu o retorno da inflação para o centro da meta de 4,5% em 2017. O índice acumulado dos últimos 12 meses, medido pelo IPCA, está em 8,74%.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)