Ana Amélia celebra sucesso dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/08/2016, 15h55

A senadora Ana Amélia (PP-RS) fez nesta segunda-feira (22), em Plenário, um balanço positivo das Olimpíadas do Rio de Janeiro, encerradas ontem.  Ela disse que, depois dos percalços iniciais, como reclamações contra os apartamentos da vila olímpica, o país deu a volta por cima e pode dizer “sim, nós podemos”.

Após elogiar o desempenho dos atletas brasileiros, Ana Amélia lamentou que a mídia tenha dado grande destaque ao gol de Neymar na conquista da medalha de ouro no futebol, sem fazer o mesmo com o goleiro Weverson, que defendeu um pênalti alemão, o que também foi essencial para a vitória brasileira.  Ela defendeu a valorização do trabalho em equipe em todos os esportes.

— No resumo geral, foi uma grande conquista, sobretudo para valorizar os atletas, as equipes, os estados, as modalidades esportivas, o individual e o coletivo. Vamos lutar aqui para que governo economize com o cartão corporativo e mantenha o bolsa-atleta. Acho que é isso que temos que fazer: estabelecer prioridades.

Segundo Ana Amélia, jornais internacionais reconheceram a atuação das autoridades nos casos da falsificação de ingressos e do atleta norte-americano que mentiu que havia sido assaltado.

Colaboração premiada

Ana Amélia reforçou a importância e a necessidade de preservação da colaboração premiada, mecanismo que tem sido essencial às recentes investigações de casos de corrupção no país realizadas pela operação Lava-Jato.

Segundo a senadora, que participou do trigésimo quarto encontro do Ministério Público em Santa Catarina, autoridades ali presentes  destacaram que, sem a colaboração premiada, não seria possível “chegar tão longe com a Lava-Jato”.

Para Ana Amélia, o país só vai ter a dimensão exata do valor e do alcance da contribuição premiada na fase final dos julgamentos, quando a justiça determinar as sentenças dos acusados.

— Aí teremos a dimensão exata do valor e da relevância que tem para o país, que sofreu muito com essa questão da corrupção incrustada em setores muito importantes para o nosso país. Todos os cuidados na preservação desse instituto são necessários. Não podemos pensar jamais na anulação ou fragilização ou na mitigação do que a colaboração premiada permite.

Ana Amélia também registrou ter participado da campanha eleitoral em sete municípios gaúchos neste final de semana. Ela observou que nestas eleições não haverá “nenhum tostão de contribuição de empresa privada” e fez uma recomendação aos eleitores na hora de escolher seus candidatos: têm que ter ficha limpa e ser competentes no bom uso do dinheiro público.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)