Plenário aprova indicação de embaixadores para Colômbia e Itália

Da Redação | 17/08/2016, 18h39

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), a indicação dos diplomatas Antonio de Aguiar Patriota e Julio Glinternick Bitelli para o cargo de embaixadores do Brasil na Itália e na Colômbia, respectivamente.

Antonio de Aguiar Patriota vai assumir a chefia da embaixada brasileira em Roma, cumulativamente com as representações do Brasil em Malta e San Marino. Patriota nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1954. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de Genebra em 1975, e três anos depois entrou para a carreira diplomática. Entre 2011 e 2013, no primeiro governo de Dilma Rousseff, Patriota foi ministro das Relações Exteriores.

Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Patriota enfatizou que hoje cerca de 70 mil brasileiros, com os quais o país ainda tem "fortes laços culturais e de amizade”, vivem na Itália. No que tange à parceria econômica, Patriota lembra que a Itália é o segundo colocado na Europa em negócios com o Brasil, ficando atrás apenas da Alemanha. O fluxo comercial gira em torno de U$ 10 bilhões por ano, e o estoque de investimentos de empresas italianas no Brasil já supera U$ 18 bilhões.

Colômbia

Julio Glinternick Bitelli nasceu em Santo André (SP), em 1960. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1983, e dois anos depois entrou para a carreira diplomática.

O diplomata ressaltou, durante sabatina na CRE, que a Colômbia pode estar entrando em uma nova fase de sua história, com a assinatura de acordos de paz com o grupos guerrilhos Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército de Libertação Nacional (ELN), ambos próximos de um fecho.

Bitelli ressaltou também que, se assumisse o posto, buscaria aprofundar as negociações já existentes visando a assinatura de acordos comerciais entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, bloco do qual a Colômbia faz parte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)