José Medeiros defende impeachment de Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/08/2016, 17h15

O senador José Medeiros (PSD-MT) reiterou em Plenário nesta quarta-feira (17) que o impeachment de Dilma Rousseff é um processo regular e democrático, mas, em sua avaliação, os defensores da presidente afastada dão a impressão de que o Brasil vive um “estado de exceção”.

Ele salientou a gravidade dos crimes de responsabilidade que levaram ao impedimento de Dilma, e argumentou que a rotulação do impeachment como “golpe” é uma peça de marketing que busca compensar a falta de argumentos a favor da presidente afastada.

— Quando um presidente da República comete um crime de responsabilidade, ele é julgado pelo Congresso. Isso já aconteceu no Brasil em outras oportunidades, e o próprio Partido dos Trabalhadores, em diversas oportunidades, aliás, muitas oportunidades, pediu impeachment de vários presidentes.

José Medeiros acusou Dilma Rousseff de prometer o “paraíso” na campanha eleitoral de 2014 enquanto a economia entrava em declínio. Mas ponderou que, num regime presidencialista, esse não seria motivo suficiente para um impeachment. O senador também reagiu às tentativas de desqualificar Michel Temer, sublinhando que, diferentemente de Dilma Rousseff, o presidente interino não está respondendo a inquérito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)