Senado aprova indicação para chefe da representação brasileira na União Europeia

Da Redação | 16/08/2016, 18h18

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a indicação do diplomata Everton Vieira Vargas para a chefia da Representação Brasileira junto à União Europeia (UE), cuja sede fica em Bruxelas, na Bélgica. O indicado foi aprovado com 43 votos favoráveis, 5 contrários e duas abstenções.

Everton é formado em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, obteve o título de Master of Arts in International Relations pela Universidade de Boston, Estados Unidos, e conquistou o título de doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

No exterior, atuou na Missão junto à Organização das Nações Unidas (ONU), foi embaixador do Brasil no Japão e na Alemanha e é o atual embaixador na Argentina.

Uma das questões mais abordadas pelos senadores durante sabatina o indicado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) foi o possível acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Vieira Vargas falou sobre o "aferramento" que a União Europeia tem por sua "política agrícola comum". São investidos 38% de seu orçamento nesse setor, num montante que chegará a cerca de 410 bilhões de euros entre 2014 e 2020.

No que tange ao acordo Mercosul-UE, Vieira Vargas deixou claro que o bloco sul-americano espera que os europeus melhorem "substancialmente" a proposta que apresentaram no capítulo agrícola. A União Europeia ainda não incluiu nas negociações produtos como o etanol, açúcar bruto e carne bovina. O diplomata também reiterou que interessa ao Brasil e ao Mercosul estimular a base industrial, em vez de "destruí-la" em nome de um acordo com os europeus.

O diplomata ressaltou que o bloco europeu, se tomado em conjunto, é o maior investidor no mercado brasileiro. O estoque já supera 343 bilhões de euros, o que nos torna o terceiro maior destino do dinheiro europeu em todo o mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)