Brasil busca solução construtiva para o Mercosul, diz José Aníbal

Da Redação | 16/08/2016, 20h07

Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador José Aníbal (PSDB-SP) disse que o governo brasileiro tem buscado uma solução construtiva para o veto de Brasil, Argentina e Paraguai à posse da Venezuela na presidência temporária do Mercosul.

Ao Brasil, disse o senador, interessa um bloco comercial fortalecido e atuante, sob a presidência de um país que tenha cumprido os requisitos mínimos para o exercício da democracia, e que seja capaz de liderar o processo de integração comercial em curso.

Jose Aníbal destacou que, em visita recente ao Uruguai, o chanceler brasileiro José Serra tratou do potencial de aprofundamento das relações entre os dois países. O senador observou que o governo brasileiro recebeu com “descontentamento e surpresa” as declarações do chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, que criticou a atuação de Serra em torno da questão que envolve a presidência da Venezuela no Mercosul.

— Nenhum de nós aqui deseja qualquer tipo de turbulência com o Uruguai. O Brasil tem interesse em termos as melhores relações econômicas, comerciais, culturais e de vizinhança com o Uruguai, que é um parceiro nosso de todo tempo — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)