Alvaro Dias pede rigor com fraudes em fundos de pensão dos servidores

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/08/2016, 15h59

O senador Álvaro Dias (PV-PR) cobrou uma legislação mais rigorosa para inibir as fraudes em fundos de pensão de servidores estaduais e municipais de todo o país, detectadas por investigação da Polícia Federal.

Segundo Álvaro Dias, de acordo com as operações da Polícia Federal e com base em resposta a requerimento encaminhado à Previdência Social, fundos de investimentos abertos a todo o mercado recebiam apenas aplicações de dinheiro ligado aos fundos de pensão municipais e estaduais.

Com a apuração, descobriu-se que os gestores de diversos desses fundos de pensão recebiam comissão ao investir o dinheiro dos servidores em aplicações de risco e pouco rentáveis, sugeridas por organizações criminosas.

E o prejuízo, lamentou o senador, vai ficar com os trabalhadores, que, ao longo de suas vidas, contribuíram para ter uma renda após a aposentadoria.

- Ao final, quando os recursos dos fundos não forem suficientes para o pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores estaduais e municipais, a população dos estados ou dos municípios que tiveram fundos dilapidados é que vai pagar a conta por meio do pagamento de impostos. parece que até virou moda no Brasil. O administrador desfalca o dinheiro das pessoas e depois a população é chamada a contribuir com mais dinheiro para tapar os buracos que ficaram - afirmou.

Segundo o senador Álvaro Dias, fundos de servidores municipais e estaduais movimentam cerca de R$ 180 bilhões. Servidores de 2.050 municípios contam com esses fundos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)