Veja os destaques da TV Senado deste final de semana

Da TV Senado e Da Redação | 29/07/2016, 09h20

TV Senado apresenta novo documentário sobre a história dos cantadores

Em junho de 2012, uma equipe da TV Senado embrenhou-se pela Serra do Teixeira, no interior da Paraíba, em busca de pessoas que tenham conhecido o lendário Zé Limeira, cantador negro que viveu os primórdios da cantoria, no início do século 20. Dessa aventura, surgiu O Homem que Viu Zé Limeira. Mas essa é outra história!

O fato é que das conversas com os moradores da região, repentistas, músicos, pesquisadores e admiradores da cantoria, foi possível conhecer o universo em torno dos cantadores e dos repentistas e a riqueza contida em suas memórias.  Nasce então o documentário Cantorias, uma coletânea de histórias que tem como protagonistas os cantadores de viola nordestinos, homens de raciocínio rápido e língua afiada, que deixaram um rastro de poesia mundo afora. O programa será transmitido neste final de semana pela TV Senado.

sábado, às 21h30
domingo, às 9h30 e 17h30

Inclusão

Cultura do Estupro

No Brasil, uma mulher é violentada a cada 11 minutos. São 527 mil casos de estupro por ano, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O crime de estupro é considerado hediondo. Apesar do alto número de vítimas, apenas 10% têm coragem de denunciar o agressor. O programa Inclusão apresenta casos recentes de violência e abuso sexual que chocaram o país e o mundo.

sábado, às 20h
domingo, às 8h30 e 16h

Em Discussão!

Álcool e morte no trânsito: crime hediondo?

Os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte de jovens entre 14 e 29 anos no Brasil, e vitimam mais de 40 mil pessoas todos os anos. Em discussão na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, o PLS 01/2008, proposto pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), torna crime hediondo os acidentes com vítimas fatais provocados por motoristas alcoolizados. O tema foi discutido em audiência pública realizada pela CDH.

sábado, às 23h30
domingo, às 9h e 16h30

Agenda Econômica

Economia orgânica

Em pouco mais de 15 anos, os brasileiros viram os alimentos livres de agrotóxicos saírem das feiras alternativas e ganharem as gôndolas dos supermercados. Hoje, a produção agrícola orgânica movimenta um mercado de mais de R$ 2 bilhões por ano e emprega mais de 10 mil produtores. O coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, analisa o crescimento da economia orgânica no Brasil.

domingo, às 13h e 23h

Parlamento Brasil

Assembleia de Mato Grosso avança na criação de um banco de sangue virtual. Em Minas Gerais, debates do Plano Estadual de Educação abordam a inclusão nas escolas. Iniciativas no Espírito Santo ajudam a combater o tabagismo. TV Câmara avalia o primeiro ano da lei que ampliou o direito dos trabalhadores domésticos. No quadro Vitrine, os garis que lutam no ministério enquanto cuidam das ruas de Florianópolis.

sábado, às 13h30
domingo, às 19h30

Alô Senado

Lindbergh Farias explica a rotina dos senadores; Paulo Paim fala sobre a regulamentação da profissão de técnico em turismo; Reguffe comenta a PEC que isenta os medicamentos de impostos; Ana Amélia explica os fundos patrimoniais. No quadro Jovem Senador, Fátima Bezerra fala sobre a segurança pública no Rio Grande do Norte.

sábado, às 12h e 17h30
domingo, às 8h15 e 15h30

Espaço Cultural

Ademir Júnior e Baptiste Herbin

O brasileiro Ademir Junior e o francês Baptiste Herbin são dois fenômenos do saxofone internacional. Eles unem suas diversas afinidades musicais, no jazz e na MPB, e o amor pelo instrumento, para gravar um CD ao vivo no Clube do Choro de Brasília. Juntam-se a eles, Marcelo Corrêa (piano), Daniel Castro (baixo) e Pedro Almeida (bateria).

sábado, às 20h30
domingo, às 14h30

Conversa de Músico

Música Sacra Sinfônica Brasileira

Orquestras, solistas e coros apresentam a música sacra brasileira em dois santuários emblemáticos: a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto-MG, e o Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro-RJ. Eles interpretam obras de João de Deus Castro Lobo e José Maurício Nunes Garcia, além de um arranjo surpreendente de Ave Maria no Morro, de Herivelto Martins, com a soprano Sylvia Klein.

domingo, às 5h, 10h, 18h e à meia-noite

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)