Centenário do samba 'Pelo Telefone' inspira radionovela da Rádio Senado

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/07/2016, 09h58

Existe uma controvérsia sobre o primeiro samba registrado no Brasil. Mas uma corrente muito forte indica “Pelo Telefone” de Donga, registrado em 1916, como pioneiro do ritmo no país. Para homenagear o centenário desta composição e tantos outros sambas marcantes, a Rádio Senado apresenta a partir do dia 25 de julho a Radionovela “O sonho de Juca”, de Rodrigo Resende.

Juca é um jovem do interior que tem um sonho: ser compositor de samba. Aventureiro, ele envia para uma gravadora do Rio de Janeiro uma composição. Para surpresa do garoto, um representante da gravadora gosta bastante da letra enviada pelo jovem e o convida para mostrar seus demais trabalhos no Rio de Janeiro.

O menino nunca tinha saído de casa para viajar, vai enfrentar a resistência da mãe, Dona Ofélia, e ainda tem um desafio enorme: compor novos sambas em poucos dias, já que aquela letra enviada para a gravadora era a única que ele tinha criado até aquele momento. As aventuras do jovem dão o tom da Radionovela: “O Sonho de Juca – uma homenagem ao centenário do samba”.

COMO OUVIR

Dia e horário: Entre os dias 25 e 29 de julho, às 8h, horário de Brasília, dentro do programa Conexão Senado.
Para sintonizar: A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz). Os programas da Rádio Senado são distribuídos para cerca de 4 mil emissoras no país por meio da RadioAgência.
Pela internet: A reportagem fica disponível na página da Rádio Senado, em https://www12.senado.leg.br/radio/1/series-especiais/2016/11/04/o-sonho-de-juca

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)