Três propostas para 'recall' de mandatos estão em exame no Senado

Iara Guimarães Altafin | 21/07/2016, 11h56

A possibilidade de os eleitores revogarem o mandato do presidente da República, por meio de referendo popular, está prevista em três propostas de emenda à Constituição (PECs) que foram apresentadas este ano no Senado. O mecanismo, conhecido como referendo revocatório ou recall de mandatos, dá ao eleitor o direito de tirar o governante que não cumprir o programa apresentado durante a campanha eleitoral ou que perder a confiança da população.

As propostas surgiram em meio às discussões do impeachment da presidente Dilma Rousseff e, em todas, seus autores afirmam que a consulta popular para o afastamento de um governante eleito amplia a legitimidade do processo e fortalece o papel fiscalizador dos eleitores.

A necessidade de maioria absoluta de votos no referendo, para que ocorra a revogação do mandato, é um aspecto comum às três proposições: PEC 16/2016, de João Capiberibe (PSB-AP), PEC 17/2016, de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e PEC 37/2016, de Alvaro Dias (PV-PR). Também há concordância de que só pode haver um recall por mandato e que a consulta pode ocorrer apenas a partir do segundo ano de governo.

As propostas, no entanto, divergem quanto a regras para início do processo e condições para aprovação e convocação do referendo. Capiberibe propõe que a petição para o recall tenha, no mínimo, assinaturas em número equivalente a 10% dos eleitores do país, distribuídas em pelo menos nove estados, com pelo menos 1% dos eleitores da cada um deles. Isso obtido, caberia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocar e realizar o referendo.

A proposta de Randolfe não prevê petição para desencadear o processo. O senador sugere que o referendo revocatório seja convocado por decisão da maioria absoluta dos membros das duas Casas do Congresso Nacional. Para o autor da PEC 17/2016, exigir iniciativa popular para dar início à convocação seria um dificultador do processo. Ele avalia que a vontade popular sobre a realização do referendo estaria assegurada no quórum de maioria absoluta de deputados federais e senadores.

As propostas de Capiberibe e de Randolfe estabelecem que a revogação do mandato, caso aprovada, alcançaria presidente e vice-presidente da República. Se a maioria do eleitorado decidir pela revogação dos mandatos, deverá ser convocada nova eleição.

Já na PEC 37/2016, Alvaro Dias sugere que haja petição popular para o recall, mas no mesmo percentual exigido para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular, ou seja, manifestação do mínimo de 1% do eleitorado nacional, em pelo menos por cinco estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

Depois disso, ele propõe que o referendo, no caso do Executivo federal, seja autorizado pelo Congresso Nacional, antes de ser realizado pelo TSE. Mas Alvaro prevê que apenas o presidente da República seja avaliado e, em caso de revogação de mandato, assumiria o vice ou, na ausência deste, o sucessor constitucional do presidente.

Governadores e prefeitos

A proposta do senador pelo Paraná é a única que inclui a possibilidade de recall de governadores e prefeitos. Nesses casos, o referendo revocatório teria de ser aprovado pela respectiva Casa legislativa. Ele considera importante prever a possibilidade de revogação de mandato nos três níveis da administração pública, ressaltando ser frequente em todo o país o descumprimento de compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, o que tem provocado grande insatisfação no eleitorado.

As proposições aguardam designação de relator na Comissão de Justiça (CCJ). Depois do exame por esse colegiado, as PECs serão submetidas a dois turnos de discussão e votação em Plenário, antes de seguirem para a Câmara dos Deputados.

 

Propostas de emenda à Constituição para criação de referendo revocatório (recall de mandatos)

PEC 16/2016

João Capiberibe
(PSB-AP)

PEC 17/2016

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

PEC 37/2016

Alvaro Dias
(PV-PR)

Cargos sujeitos a recall

Presidente e vice-presidente

Presidente e vice-presidente

Presidente, governador e prefeito

Possibilidade de recall

A partir do segundo ano de governo e apenas um por mandato

A partir do segundo ano de governo e apenas um por mandato

A partir do segundo ano de governo e apenas um por mandato

Início do processo

Petição assinada por mínimo de: 10% dos eleitores do país, em 9 estados, com 1% dos eleitores de cada

Decisão da maioria absoluta dos membros das duas Casas do Congresso Nacional

Petição assinada por mínimo de: 1% dos eleitores do país, em 5 estados, com 0,3% dos eleitores de cada.

Autorização para convocação do referendo

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Congresso Nacional

Congresso Nacional e, em caso de governador e prefeito, a respectiva Casa legislativa.

Condição para revogar mandato

Maioria absoluta de votos em referendo popular

Maioria absoluta de votos em referendo popular

Maioria absoluta de votos em referendo popular

Em caso de revogação do mandato

Convocação de nova eleição

Convocação de nova eleição

Assume o vice-presidente ou sucessor constitucional

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)