Senado recebe exemplar de livro ucraniano raro

Da Redação | 14/07/2016, 10h06

O Senado recebeu, nesta quarta-feira (13), um exemplar do livro ucraniano The Hutsuls, de Mariya Karpanyuk. A obra, doada pela Embaixada da Ucrânia, narra a história de um grupo de montanheses ucranianos que conservam suas tradições e cultura entre as outras etnias do país.

A solenidade ocorreu na Biblioteca do Senado e participaram do evento os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Antonio Anastasia (PSDB-MG), além do ministro das Relações Exteriores, o senador licenciado José Serra. De parte dos doadores estiveram o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko; o embaixador da Estônia, Mart Tarmak; e a ministra da Delegação da União Europeia no Brasil, Claudia Gintersdorfer. Também estiveram presentes representantes das embaixadas da Eslováquia, Cuba, Georgia e República Tcheca.

Em seu discurso na solenidade de entrega, Cristovam Buarque listou alguns motivos que poderiam justificar a realização de uma cerimônia para oficializar a doação do título. Segundo ele, a existência do exemplar na Biblioteca do Senado é mais que motivo de satisfação.

— Primeiramente, esse evento simboliza a amizade entres os povos, aqui representada pelas embaixadas presentes e pelo ministro das Relações Exteriores, simbolizando o compromisso do Brasil com as relações internacionais. Em segundo lugar, a resistência da obra, escrita à mão, tem o significado de mostrar como essa técnica [de produzir livros] evoluiu —, afirmou.

Mart Tarmak ressaltou que a publicação é “testemunha das tradições, dos hábitos, da cultura e da alma de um povo”. Em seguida, Rostyslav Tronenko entregou, oficialmente, o título à coordenadora da Biblioteca do Senado, Helena Celeste, para que o termo de doação fosse assinado.

Cuidados com a obra

Produzido manualmente por mestres da comunidade ucraniana na Estônia, o livro doado ao Senado é um dos 35 exemplares existentes em todo o mundo. A publicação foi traduzida apenas para a língua inglesa.

De acordo com Helena Celeste, o exemplar passará por análise e deverá compor o acervo de obras valiosas e especiais da Casa, que conta com mais de 600 itens, entre livros, folhetos e mapas.

— O livro ficará armazenado numa sala-cofre climatizada e poderá ser consultado, mediante solicitação do cidadão e na companhia de um bibliotecário da Casa —, explicou ela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)