Senado aprova indicação de Evandro Didonet para OMC

Da Redação | 13/07/2016, 17h52

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (13), com votos 53 favoráveis, a indicação do diplomata Evandro Sampaio Didonet para delegado permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça.

Evandro entrou para a carreira diplomática em 1979 e, em seguida, concluiu mestrado em Administração de Empresas pela Webster University, dos Estados Unidos, no campus de Viena. Em 1998, o diplomata concluiu o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, onde defendeu tese sobre a Alca e o Mercosul.

Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Didonet deixou claro que sua atuação junto à entidade será pautada pela busca do interesse nacional independentemente da forma em que se derem as negociações, se multilaterais (envolvendo todas as nações pertencentes à organização) ou plurilaterais (com blocos específicos de países).

O diplomata reforçou que esse enfoque, "flexível e marcado pelo pragmatismo", tem produzido ganhos concretos visando uma maior inserção das exportações brasileiras no mercado internacional.

Para a próxima reunião ministerial da OMC, prevista para 2017, o diplomata informou que a prioridade brasileira será tentar colocar na pauta discussões sobre subsídios domésticos à agricultura. Ele também informou que esta reunião poderá enfocar tratados sobre comércio eletrônico, investimentos, subsídios à pesca e regulamentação doméstica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)