Dário Berger considera reforma política como 'a mãe das reformas'

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/07/2016, 17h48

O senador Dário Berger (PMDB-SC) defendeu nesta quinta-feira (7), em pronunciamento, a realização de reformas estruturantes para tirar o país da crise. Ele entende que uma das principais é a política, que ele classificou como a “mãe das reformas”. Para Dário, medidas como proibir doações de empresas a campanhas eleitorais ou de pessoas filiadas a partidos políticos não passam de remendos que não vão resolver o problema.

O parlamentar defendeu a realização de uma reforma política que privilegie a governabilidade, eliminando o modelo de presidencialismo de coalizão. Ele entende que é impossível governar, tendo que negociar com mais de 30 partidos, como é o quadro partidário atual. Ele considera um absurdo existir no Senado e na Câmara dos Deputados “líderes deles mesmos”. Dário Berger defendeu a cláusula de barreira para os partidos políticos e o fim das coligações proporcionais.

— O partido que não tiver um certo desempenho nas eleições tem que parar de existir. Porque de fato tem esses partidos pequenos que são líderes deles mesmos. Eles se sustentam, na medida que eles façam na época das eleições uma coligação com os outros partidos grandes, [para] com isso eleger uma representação que não tem a legitimidade e a representatividade que um partido político, efetivamente, deve ter — ponderou.

Dário defendeu também a realização de uma reforma da Previdência Social para acabar com o déficit previdenciário que, segundo ele, já está perto dos R$ 160 bilhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)