Pedro Chaves protesta contra limitação de franquia na internet

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2016, 20h19

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) manifestou-se nesta quarta-feira (6) contra as limitações de franquia na internet banda larga. Para ele, a intenção das operadoras de internet de impor limite de transferência de dados vai na contramão da história, é contrária à Constituição e agride direitos individuais e coletivos.

Pedro Chaves criticou o presidente da Anatel, João Rezende, por ter afirmado que a era da internet sem limites estava chegando ao fim, e avalia que a agência reguladora não tem nenhuma razão socialmente justa para apoiar as operadoras de banda larga contra os interesses do consumidor.

— A iniciativa das organizações detentoras de concessão da internet representa imenso prejuízo para todos aqueles que dependem desse serviço, sobretudo para acessar informação, cultura, educação, pesquisa, ciência e lazer — disse o senador em Plenário.

Ele associou a limitação na internet a uma estratégia das operadoras para barrar serviços de internet que concorrem com televisão e telefonia. Ele teme que os preços dos pacotes de internet atinjam níveis “exorbitantes” e cobrou ação do Legislativo para impedir que o Brasil fique limitado digitalmente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)