Cidinho Santos manifestou seu otimismo com as perspectivas do agronegócio

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2016, 17h11

O senador Cidinho Santos (PR-MT) manifestou seu otimismo com as perspectivas do agronegócio, que definiu como a mola propulsora do desenvolvimento do país. Ele se somou à esperança do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, de que o Brasil possa, em cinco anos, atingir a meta de 10% do comércio agrícola mundial. Para Cidinho, a meta é ousada, mas o potencial de recursos hídricos e a quantidade de terra disponível põem o Brasil em posição favorável na concorrência com Estados Unidos e China.

O senador assegurou que o país tem condições de desenvolver sua produção rural sem reduzir a cobertura da floresta nativa, e ressaltou o cenário que põe a Ásia em posição de destaque como compradora de produtos agropecuários brasileiros.

- É possível perceber que o futuro das exportações do agronegócio está voltado para a Ásia, principalmente as regiões Sul e Sudeste - disse o senador, lembrando quo continente tem 51% da população mundial, 19%  do PIB, 18%  de terra disponível e 23% de água potável, e consome cerca de 28% das carnes e aves produzidas no mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)