Aloysio Nunes Ferreira lembra centenário de nascimento de Franco Montoro

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2016, 20h38

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) destacou — no centenário de seu nascimento, em 14 de julho deste ano — a atuação política do ex-senador e ex-governador de São Paulo Franco Montoro no Parlamento brasileiro, e sua luta pela redemocratização do país.

Aloysio Nunes ressaltou ainda a atuação de Franco Montoro na vitória eleitoral de Tancredo Neves e sua participação na construção da Frente Democrática, que derrubou as bases do regime militar e restaurou a democracia política no Brasil.

— Montoro tinha princípios, era um político prático, sabia organizar uma campanha eleitoral como ninguém. Montoro foi um governador extremamente meticuloso no cumprimento dos seus deveres administrativos. Não passava um texto, um decreto, uma portaria importante que Montoro não tivesse escrutinado logo cedo, pela manhã, e anotado à margem, com sua mão, as informações que ele julgava pertinentes. Mas Montoro era, além disso, um homem de valores — afirmou.

O senador, que foi líder do governo Montoro na Assembleia Legislativa de São Paulo, destacou a qualidade do trabalho do político no Congresso, como deputado federal e senador.

Ele foi realmente um parlamentar brilhante. Quando se despediu do Senado para caminhar rumo ao governo, ele disse: "Eu continuo parlamentando". E ele fez isto governando: ele parlamentou, dialogou, foi amplo, compreendeu a grandeza da luta democrática, trazendo para o seio do seu movimento as pessoas, sem nenhum tipo de discriminação política — disse.

Homenagem

O presidente do Senado, Renan Calheiros, registrou a presença em Plenário de Ricardo Montoro, filho do ex-governador, e anunciou a intenção de marcar para os primeiros dias de agosto uma sessão conjunta do Congresso Nacional em homenagem ao centenário de Franco Montoro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)