Lewandowski volta a rejeitar inclusão de depoimento de Machado em processo de impeachment

Da Redação | 05/07/2016, 12h57

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, negou nesta segunda-feira (4) novo recurso da defesa da presidente afastada Dilma Rousseff. O recurso era contra decisão da Comissão Especial do Impeachment que indeferiu a inclusão no processo da colaboração premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Para Lewandowski, os documentos produzidos na delação premiada são “simples elementos indiciários”, pois ainda passarão pelo contraditório no âmbito do processo criminal relacionado à Operação Lava Jato.

A defesa de Dilma alega que os documentos são importantes para comprovar a tese de que o processo de impeachment foi iniciado com desvio de poder. A delação de Sérgio Machado comprovaria, segundo a defesa, que houve uma articulação de líderes políticos para afastar Dilma com objetivo de obstruir a Lava Jato.

Lewandowski já havia negado, no início de junho, um recurso de Dilma que tentava garantir a inclusão da delação de Machado. À época, o presidente do STF alegou que o material encontrava-se sob sigilo, o que impossibilitaria o compartilhamento com a Comissão do Impeachment.

Com informações da Secretaria de Comunicação do STF

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)