Ângela Portela critica retrocesso na Educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/07/2016, 15h34

Em pronunciamento nesta terça-feira (5), no Plenário, a senadora Ângela Portela (PT-RR) acusou o governo interino de Michel Temer de estar promovendo um "desmonte" nas estruturas do ensino superior.

Ângela disse que, sob o argumento de conter gastos, Michel Temer editou um decreto que permite a interrupção do programa Ciência Sem Fronteiras mesmo para estudantes que já estão em universidades fora do país, em uma mostra de total insensibilidade para com a educação e para com os universitários.

Ela lembrou que durante os governos Lula e Dilma foram tomadas medidas importantes no setor, como a ampliação do Fies, do Pronatec e a criação do próprio Ciência Sem Fronteiras, que levou 100 mil universitários para 40 países.

A parlamentar disse que nesta semana o ministro da Educação, Mendonça Filho, deve comparecer ao Senado. Ela garantiu que vai cobrar dele explicações para o que chama de retrocesso na área.

— Enquanto o país e esse Congresso Nacional continuarem manifestando preocupações apenas com a obtenção de ajustes fiscais, que são conseguidos à custa de políticas sociais inclusivas, jamais teremos qualquer tipo de desenvolvimento realmente sustentável — reiterou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)