Senado tem novas lideranças

Da Redação | 01/07/2016, 15h33

Com o processo de afastamento da presidente da República Dilma Rousseff, houve um novo arranjo de lideranças no Senado. O presidente interino, Michel Temer, escolheu o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para ser o líder do governo no Senado. O líder do governo Dilma era o senador Humberto Costa (PT-PE).

Na época da escolha, no final do mês de maio, Aloysio afirmou que sua missão imediata seria ajudar na aprovação de medidas para fazer a economia do país crescer e gerar empregos — em sua opinião o aspecto mais “dramático” da crise que afeta o Brasil neste momento. O presidente do Senado, Renan Calheiros, elogiou a escolha de Aloysio.

— Acho que essa escolha do presidente Michel foi acertada. Aloysio é uma referência, é um grande senador e tem trânsito com todo mundo aqui. Sem dúvida nenhuma vai qualificar a liderança do governo aqui no Senado Federal — afirmou Renan.

Para a liderança do governo no Congresso, foi escolhida a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), em substituição ao senador José Pimentel (PT-CE). O nome da nova líder foi elogiado por vários senadores em Plenário.

Minoria

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi indicado líder da minoria no Senado. A minoria corresponde ao maior bloco ou partido de oposição. Ao fazer o anúncio em Plenário, na terça-feira (28), o presidente Renan Calheiros destacou a competência do parlamentar do Partido dos Trabalhadores.

— Eu tenho absoluta convicção de que a sua indicação vai engrandecer o debate nessa circunstância que nós vivemos no Brasil — disse.

O PT e o PDT, que antes formavam o bloco de apoio ao governo, agora formam o bloco Resistência Democrática. Com 13 integrantes, o bloco tem o senador Paulo Rocha (PT-PA) como líder.

Confira aqui como ficou a nova composição de lideranças partidárias no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)