Reguffe prega reforma política, com mais participação popular

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/06/2016, 19h40

O senador Reguffe (sem partido-DF) cobrou nesta quinta-feira (30) apoio à Operação Lava Jato e pediu punição aos envolvidos em desvio de dinheiro público. Mas advertiu que as revelações que vieram com as investigações exigem do país uma profunda discussão sobre seu sistema político. Para ele, a democracia representativa está “falida” e a população está cada vez mais descrente de um sistema que não funciona.

Entre as reformas defendidas por Reguffe estão a limitação às reeleições, o voto distrital, o fim do voto obrigatório e o acesso a tribunais superiores por meio de concurso público. O senador também pediu apoio à proposta de revogabilidade dos mandatos no caso de descumprimento de promessas eleitorais e defendeu uma série de medidas para tornar as campanhas mais baratas e objetivas.

Segundo Reguffe, o Congresso deve analisar essas medidas, mas a palavra final deve ser da população, por meio de plebiscito. E os atuais detentores de mandatos precisam respeitar o entendimento do povo sobre as reformas necessárias.

— Por que é que têm medo da decisão da população? Por que é que não pode perguntar para a população se parlamentares podem se reeleger mais do que uma única vez, para dar chance a outras pessoas? Por que é que não pode perguntar para a população se o voto deveria ser facultativo ou obrigatório?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)