Lasier Martins destaca trabalho eficiente e apartidário da Polícia Federal

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/06/2016, 15h29

O senador Lasier Martins (PDT-RS) disse nesta quinta-feira (30) que a Polícia Federal tem sido um exemplar, como  instituição, no atendimento aos anseios da população. Ele elogiou, em particular, o fato de o órgão não servir a nenhum partido político, mas sim ao Estado brasileiro.

A prova disso, acrescentou, são as centenas de operações que a Polícia Federal vem realizando nos últimos anos para por fim à corrupção e à impunidade no Brasil.

E o exemplo mais famoso que, segundo o senador, já virou patrimônio nacional, é a Operação Lava Jato, cuja primeira fase se deu em março de 2014, numa investigação de ação ilegal de doleiros que, por meio de laranjas, cometiam crimes contra o sistema financeiro nacional. Por fim, foi desvendado um enorme esquema de corrupção, que atuou sobretudo na Petrobras.

— À medida em que as investigações avançaram foi possível verificar que havia uma gigantesca teia criminosa que havia se instalado por todos os recantos do Estado e de empresas estatais. Uma ação criminosa, que desviava verbas que poderiam e deveriam estar salvando vidas em hospitais públicos, abrindo estradas, reduzindo a pobreza, dando educação mais qualificada aos nossos jovens. Tudo isso foi prejudicado pelas verdadeiras fortunas desviadas — observou Lasier Martins, que listou algumas das últimas operações da PF, várias delas desdobramentos da Lava Jato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)