Dário Berger critica participação estrangeira de 100% na aviação nacional

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/06/2016, 16h27

O senador Dário Berger (PMDB-SC) criticou nesta quarta-feira (22) a emenda que autoriza participação estrangeira de até 100%  no capital social de companhias brasileiras de aviação. A emenda foi inserida pela Câmara dos Deputados, na votação da Medida Provisória 714/2016.

Para ele, se virar lei, essa medida vai ferir a soberania do Brasil, impedir o desenvolvimento nacional, gerar desemprego no país e facilitar a remessa dos lucros dessas companhias para o exterior.

— Eu não posso me conformar com isso. Isso destrói o patrimônio nacional, destrói o que nós temos de maior valor, que é o espírito empreendedor do povo brasileiro — protestou.

Gastos do governo

Dário ainda defendeu que a proposta de emenda constitucional que limita a ampliação de gastos do governo ao índice da inflação do ano anterior — em estudo pelo Executivo — não se aplique a setores essenciais, como educação e saúde.

Ele lembrou que os alunos atualmente não têm a formação adequada e o atendimento em hospitais é deficiente. E, se houver limitação de investimentos nesses setores, a situação pode piorar ainda mais.

O senador também afirmou ser favorável à desvinculação de receitas da União, para que o administrador tenha liberdade de investir mais que o legalmente previsto em setores que precisam de mais dinheiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)