Renan elogia acordo sobre dívidas dos estados

Da Redação | 21/06/2016, 19h26

O presidente do Senado, Renan Calheiros, acompanhado de outros senadores, reúne-se na próxima terça-feira (28) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para definir as prioridades para a economia. Para ele, este será um primeiro passo para estabelecer uma nova agenda positiva para o Brasil.

- Vamos ter com o ministro da Fazenda uma conversa sobre a conjuntura econômica e as perspectivas. Teremos o tempo necessário para que a gente possa aprofundar essa discussão - disse Renan.

Renan também elogiou o acordo de renegociação das dívidas fechado na segunda-feira (20) entre União e estados. Na avaliação do senador, foi bastante acertada a decisão do presidente interino Michel Temer de fechar o entendimento. Ele também salientou o papel de Meirelles.

- Foi feita uma negociação que preserva os interesses da União e dá um fôlego aos estados para que eles possam retomar a normalidade, fazer investimentos e gerar empregos. Nós estivemos muito tempo reunidos com o [ex] ministro [da Fazenda]  Joaquim Levy, que ajudou bastante. Depois com o [ex] ministro [da Fazenda] Nelson Barbosa que ajudou bastante, mas nenhum ajudou tanto no fortalecimento entre a União e os estados como o ministro Henrique Meireles - disse Renan.

O acordo alonga as dívidas estaduais com a União por mais 20 anos e, também, suspende até o fim de 2016 o pagamento das parcelas mensais de dívidas dos estados com a União.

BNDES

O senador Renan Calheiros declarou ainda que durante o encontro com o presidente interino Michel Temer governadores esclareceram que alguns estados não têm dívidas públicas, mas débitos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele observou que essa é uma questão que ainda precisa ser resolvida.

- Nós renegociamos a dívida pública. Alguns estados não têm dívida pública, mas com o BNDES. Eu acho fundamental, com uma solução jurídica adequada, estender os termos da negociação da dívida pública para a dívida dos estados com o BNDES - defendeu Renan

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)