Flexa Ribeiro comemora decisão do governo de fazer obra no Rio Tocantins

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/06/2016, 21h26

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comemorou, nesta terça-feira (21), a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, situado no Rio Tocantins. A obra consiste no desgaste do pedral, que impede o tráfego contínuo de embarcações e comboios no período em que o rio fica mais raso.

Flexa disse que a obra é aguardada pelos paraenses há mais de 25 anos e vai aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, além de permitir que insumos cheguem à Região Centro Oeste a preços menores.  A assinatura foi feita, na última quinta-feira (16), pelo ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e pelo ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, em solenidade nos municípios de Itupiranga e Marabá, no Pará.

— Foi uma vitória de todos os paraenses, de toda a bancada que lutou, bravamente, durante décadas, para que pudéssemos ter essa solenidade. Então nós vamos ter o derrocamento e a navegabilidade de 500 km, que é o trecho que liga Marabá a Vila do Conde, em cinco a seis anos. Mas pelo menos é uma luz que se acende para a população paraense.

Siderúrgica

Flexa Ribeiro ainda comemorou acordo feito por representantes do governo do Pará, da mineradora Vale e da multinacional de agronegócios Cevital para viabilizar a construção e funcionamento de uma siderúrgica em Marabá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)