Eduardo Amorim acusa governo de Sergipe de descaso com a construção de hospital de câncer

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/06/2016, 17h04

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) acusou nesta terça-feira (21) o governo de Sergipe de descaso com a saúde pública no estado, citando como exemplos o projeto de construção do Hospital do Câncer. Ele afirmou que há quase 10 anos propõe emendas ao Orçamento para garantir dinheiro para a construção do hospital, mas o governo sergipano ainda não efetuou todas as providências necessárias para viabilizar a obra.

Segundo Eduardo Amorim, a licitação da obra foi suspensa por ilicitudes e, com isso, estado já perdeu mais de R$ 110 milhões do Orçamento por não ter apresentado o projeto executivo do hospital.

— Só com o valor que foi perdido, teria construído não apenas o Hospital do Câncer, mas o hospital de ortopedia e o hospital de clínicas. Quanto descaso. Quantas vidas foram perdidas ao longo desse tempo? Quantas perderemos ao longo dos próximos três anos, tempo que governo necessita a mais para construir a obra? O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil. Em Sergipe, não é diferente.

Eduardo Amorim reclamou que também o Hospital e Maternidade São José, de Itabaiana (SE), passa por graves dificuldades financeiras por falta de pagamento de serviços prestados e de ajuda do governo estadual.  Ele pediu ao governo sergipano que faça os repasses necessários ao hospital, que está com o funcionamento inviabilizado devido ao prejuízo de cerca de R$ 200 mil por mês.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)