Acir Gurgacz pede fortalecimento do agronegócio

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/06/2016, 19h28

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) chamou atenção nesta terça-feira (21), em Plenário, para a importância da agropecuária na balança comercial do Brasil, mas lamentou que o aumento da produção e da eficiência continue enfrentando obstáculos de infraestrutura. Para ele, o governo deve tomar medidas de fortalecimento do agronegócio para que o setor contribua para a superação da crise nacional.

Gurgacz sugeriu ao governo discutir com os produtores rurais uma relação de prioridades de investimentos em armazenamento, rodovias, ferrovias e portos. Além disso, o senador considera importante ampliar o crédito e a assistência técnica para elevar a participação de alimentos industrializados na pauta de exportações.

— Não adianta nós aumentarmos a produção agrícola, batermos recordes em cima de recordes na produção de grãos, e o governo não acompanhar esse investimento na infraestrutura para que nós possamos dar escoamento a toda essa produção e podermos exportar, cada vez mais, na medida em que vai aumentando a produtividade — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)