Paim lembra Dia de Conscientização da Violência Contra Pessoas Idosas

Da Redação | 15/06/2016, 19h45

Em discurso no Senado nesta quarta-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 15 de junho de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Segundo Paim, o tema do discurso foi sugerido pela coordenadora do Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa, Teresinha Torres. A entidade, com sede em Belém (PA), trabalha na defesa dos direitos do idoso

Paim lamentou que muitas vezes a violência contra o idoso se manifeste de forma subliminar, em piadas, propagandas e programas de televisão. Ele ainda lembrou que o Disque 100, canal do governo para receber denúncias contra idosos, dobrou os registros desde que foi criado, em 2011. Conforme informou Paim, dois idosos são agredidos a cada hora no Brasil.

- Existem mais de 20 milhões de pessoas idosas no Brasil. Em 2050, haverá duas vezes mais idosos do que crianças. Portanto, o país tem que redobrar a vigilância na defesa dos seus idosos – afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)