João Capiberibe destaca papel das redes sociais na fiscalização do poder público

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/06/2016, 19h59

O senador João Capiberibe (PSB-AP) ressaltou nesta terça-feira (14) a importância das redes sociais e do aplicativo whatsapp na fiscalização do uso do dinheiro público, o que se tornou possível graças à obrigatoriedade de o poder público colocar na internet a execução orçamentária.

Em seu estado, por exemplo, há no whatsapp grupos que acompanham o andamento de obras e cobram do poder público e das empresas a correta execução dos serviços contratados. Também ele e sua equipe mantêm um projeto pioneiro que ensina a população a fazer esse tipo de controle usando instrumentos disponíveis na internet.

Na maioria das vezes, segundo João Capiberibe, as pessoas querem saber do dinheiro destinado à escola em que estudam seus filhos. Às vezes, elas constatam, pelo Portal de Transparência, que o dinheiro já foi liberado, mas ainda falta merenda escolar, comentou.

— A tecnologia digital e a lei de transparência, juntas, possibilitaram o surgimento desse projeto exitoso de democracia direta, facilita a fiscalização, e o controle dos gastos e ainda é o caminho para que todos nós possamos combater a corrupção. É uma maneira de, não só combater, mas também de prevenir para que não aconteça.

João Capiberibe contou ainda que mantém uma página no facebook, chamada "deolhonaemenda", que permite ao cidadão acompanhar a destinação e execução de emendas que ele apresentou ao Orçamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)